Viajar durante a pandemia é seguro? Descubra neste post!



Com a redução no número de casos de Covid-19 no país, a população aos poucos voltará a fazer atividades que foram proibidas quando a pandemia chegou ao Brasil. Autoridades pediram para que todos ficassem em casa e mantivessem o distanciamento social, aeroportos foram fechados, voos foram cancelados, e muitas outras medidas foram tomadas para combater o vírus. No entanto, com a flexibilização dessas medidas, mesmo que leve algum tempo, a vida voltará a ser parecida ao que era antes da Pandemia. No meio turístico, as atividades estão lentamente retomando seu ritmo. Pessoas, por exemplo, querem voltar a viajar em suas férias. Outros precisam viajar por necessidade ou por causa de seus trabalhos. E já que isso está acontecendo, a pergunta é: Como viajar? É seguro viajar de carro ou é preferível viajar de avião?

Decidiu viajar de carro? Além dos cuidados normais com pneus, freio e cinto de segurança, lembre-se que as paradas durante o trajeto, seja para usar o banheiro, comer ou abastecer, aumenta o risco de contágio. Portanto, o uso da máscara é necessário. É preciso usar a máscara dentro do carro? Depende. Se estiver viajando com pessoas de casa, não. Mas se pessoas de outra família, ou que moram em outra casa, estiverem no carro, o uso da máscara é recomendável. Principalmente se houver pessoas do grupo de risco. Também é recomendável que o ar condicionado fique desligado e os vidros fiquem abertos o maior tempo possível.

Você deve estar achando que viajar de carro é mais seguro do que viajar de avião, não é? Há menos gente envolvida, não há filas, enfim, há menos risco. Mas isso não é necessariamente verdade. Tudo bem, a imagem que vem na cabeça quando se fala em viajar de avião é um local fechado com pessoas desconhecidas, todas bem juntinhas, que podem ou não estar infectadas com o vírus. Mas calma. Autoridades nos garantem que o sistema de filtragem de ar dos aviões e o uso de máscaras reduz muito o risco de transmissão. Recentemente, a Embraer divulgou um estudo que mostra que o risco de contrair o novo coronavírus em um de seus aviões é de apenas 0,02%. Um artigo na publicação científica Jama, por pesquisadores suíços e americanos, explica que o ar da cabine em um avião é renovado a cada três minutos. Metade do fluxo de ar vem de fora do avião e a outra metade passa por filtros de alta eficiência (Hepa) que retém 99,9% dos vírus. Além disso, um estudo da MIT Sloan School of Management mostra que, se as companhias aéreas deixarem a poltrona do meio livre nos aviões, a possibilidade de infecção pelo Covid-19 pode cair ainda mais, de 1 em 4.300 para 1 em 7.700.

Como podemos ver, o risco é bem pequeno tanto numa viagem de carro quanto numa viagem de avião, mas o fato é que ele ainda existe e todos precisam ter cuidado. Então, antes de decidir qual a melhor forma de viajar, pare para mapear todas as etapas que você terá que enfrentar seja qual for a forma que escolher. Se planeje, tente evitar situações que o colocarão em risco e faça a viagem da maneira mais rápida e direta possível.

Para ajudar na prevenção de contágio e aumentar sua segurança durante viagens na Pandemia, abaixo estão algumas dicas para nossos queridos viajantes.

Se você vai viajar de avião:

● Sempre que possível, lave as mãos com água e sabão;

● Não esqueça de levar o seu álcool em gel, e utilize-o sempre que tocar em algo;

● Evite tocar em seu rosto (olhos, nariz e boca);

● Use sua máscara o tempo inteiro;

● Não compartilhe objetos de uso pessoal;

● Se possível, mantenha distância de pelo menos 1,5 m de outros passageiros;

● Em viagens curtas, evite usar o serviço de comida e bebida a bordo;

● Evite falar ou conversar;

● Procure fazer seu check-in online;

Se você vai viajar de carro:

● Lave as mãos com água e sabão frequentemente;

● Sempre carregue álcool em gel com você e higienize as mãos ao voltar para o carro;

● Faça a opção por destinos mais próximos;

● Use máscara sempre que for sair do carro;

● Se estiver acompanhado no carro, mantenha a máscara;

● Procure levar seu próprio lanche;

● Evite paradas desnecessárias;

● Evite entrar em lojas de conveniência, pois sempre há grande movimentação de pessoas;

● Evite compartilhar objetos de uso pessoal.

Tenha uma boa viagem e mantenha-se seguro! Nos vemos por aí!

411 visualizações

Posts recentes

Ver tudo