Turismo na região Sul: estados encantadores



Mesmo sendo a menor das 5 regiões brasileiras, o sul do Brasil tem inúmeros atrativos turísticos. A linda Rota Romântica com suas folhas de plátanos na Serra Gaúcha, as maravilhosas Cataratas do Iguaçu no Paraná e as lindas praias de Florianópolis estão entre as possibilidades que visitantes terão para escolher. Sem falar da gastronomia da região, com muito churrasco, vinho e pratos de influência europeia. Com certeza, uma viagem que ficará pra sempre em suas memórias.


Abaixo, confira o que cada estado da região sul guarda para você e sua família.


Antes de viajar, saiba mais sobre os protocolos de reabertura do destino.


Paraná


O principal cartão postal do estado do Paraná é o famoso complexo das Cataratas do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai e a Argentina.


Eleitas uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza em concurso organizado pela fundação suíça New7wonders, as centenas de quedas d’água ficam no Parque Nacional do Iguaçu, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.


Marcada pela influência de imigrantes portugueses, italianos e alemães, Curitiba, a capital, é exemplo mundial em soluções de urbanismo e aproveitamento consciente de recursos naturais.


A cidade mantém cerca de 51 m² de área verde por habitante, característica que pode ser apreciada em parques como o Tanguá e o Barigui, e em locais como a Ópera de Arame, estrutura tubular que é símbolo da cidade.


A Ilha do Mel, um dos trechos mais bonitos do litoral do Paraná, oferece opções de praia, ecoturismo e aventura. Na Ilha não entram carros e é preciso caminhar pelas ruas de areia sempre com uma lanterna à mão para usar a noite. Apesar da rusticidade típica, o local tem boa infraestrutura turística, com destaque para as pousadas de charme.


Rio Grande do Sul


A principal singularidade do Rio Grande do Sul é o contraste no clima: no inverno, em áreas serranas, a neve pode cair, cobrindo de branco os telhados e campos. No verão, o sol brilha com vontade, elevando as temperaturas e levando os gaúchos e visitantes para praias como a da Guarita, em Torres.


Porto Alegre, a capital, com seus parques bem cuidados, é uma das cidades mais verdes do Brasil. No interior, o destaque fica por conta dos refúgios na Serra Gaúcha, bastante procurados na temporada de inverno, principalmente.


Cidades como Gramado e Canela, com suas pousadas de charme, casas de fondue e boas vinícolas, são um convite para uma viagem de lua de mel e, não à toa, fazem parte da Rota Romântica do estado.


Parques nacionais, como o de Aparados da Serra, são excelentes para a prática de caminhadas, trekking e rafting. Há também destinos históricos que contam parte importante da história do Brasil, como as ruínas de São Miguel das Missões.


Santa Catarina


Santa Catarina é conhecida por suas belas ilhas, praias e serras, onde o contraste entre o azul do mar e o verde das montanhas forma paisagens impressionantes.


A capital Florianópolis tem mais de 100 praias, entre elas a Praia Mole, reduto da juventude catarinense, a famosa Joaquina, paraíso dos surfistas, e Jurerê Internacional, que atrai muitos jovens e tem uma das noites mais animadas do país.


O verão atrai gente de diversos países em busca de campeonatos de mergulho e surfe por todo o litoral. Praias como Garopaba, Imbituba e Balneário Camboriú ficam lotadas de dezembro a março.


Já no inverno, Santa Catarina surpreende com românticos passeios na Serra, regados a vinhos produzidos na região. A cidade de Blumenau, ao norte da capital, é o lugar ideal para agitos noturnos e sedia o Oktoberfest, festa tipicamente alemã realizada no mês de outubro.


A economia é baseada principalmente na agroindústria e o estado é o maior exportador de carne suína e de frango do Brasil.

4,972 visualizações

Posts recentes

Ver tudo