Ouro nos Jogos Olímpicos: conheça os melhores lugares para velejar no Brasil!

É do Brasil! Nesta terça-feira (3), as brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o bicampeonato olímpico, nos jogos de Tóquio. Os ventos sopraram a favor e a dupla faturou a medalha de ouro na classe 49erFX, em disputa ocorrida na Baía de Enoshima. Agora, o Brasil exibe com orgulho 19 medalhas olímpicas na modalidade. Sendo um dos esportes mais antigos a integrar o programa olímpico, a vela passou a ser praticada no Brasil em 1906, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.


De lá para cá, a modalidade conquistou espaço não só para a prática profissional, mas também como atividade turística e de lazer. O território brasileiro, repleto de rios, ambientes aquáticos e ventos fortes que favorecem o esporte, oferece inúmeras opções de passeios e destinos onde velejar é a atividade principal. Confira alguns lugares do Brasil onde você pode praticar o esporte, mesmo se for iniciante!




Ilhabela - São Paulo

Conhecida pelas belas praias, Ilhabela é um destino “queridinho” por quem mora no estado de São Paulo, especialmente para escapadas de final de semana. As excelentes condições de vento e mar fazem do local parte do roteiro de velejadores e apaixonados pelo esporte.

O destino é até carinhosamente apelidado de Capital da Vela, pela expressiva presença da prática na região. Ilhabela também divulga anualmente um calendário oficial de competições nacionais, além de sediar a Semana da Vela, considerada uma das mais importantes da América Latina. A edição mais recente do campeonato ocorreu em julho deste ano, em retomada após o adiamento da competição devido à covid-19.

Ilhabela é um destino incrível para aproveitar o dia de sol e curtir o esporte com amigos e família. Mas se é sua primeira vez velejando, é recomendável a realização de um curso de vela oceânica para curtir o passeio sem preocupações.


Florianópolis - Santa Catarina

Com excelente infraestrutura hoteleira, Florianópolis – ou Floripa, para os íntimos -, consolidou-se como um reduto dos amantes da vela. Na capital catarinense, o point dos velejadores é a Lagoa da Conceição, que apresenta boas condições de vento, além de, é claro, uma paisagem incrível. No local, é comum a prática de diversas modalidades do esporte, como windsurfe e kitesurfe.

O mar agitado e de ondas fortes das praias Mole, do Campeche e do Moçambique também atrai quem busca praticar o esporte profissionalmente ou por lazer. A belíssima região litorânea de Floripa também é repleta de outros passeios e esportes náuticos, sendo possível alugar barcos de diferentes classes e tamanhos nos clubes e garagens da cidade.

Búzios - Rio de Janeiro

Além de ser refúgio de inúmeros turistas que buscam sol e praia no verão, Búzios é muito procurada para a prática de esportes à vela. Suas exuberantes praias são palco para a realização de campeonatos nacionais e internacionais.

Para os iniciantes ou curiosos no esporte, as praias da Ferradura e da Tartaruga são as mais indicadas. Já os velejadores de longa data podem encontrar bons ventos nas praias Rasa e Manguinhos. E os amantes de adrenalina e manobras radicais têm como ponto de encontro a praia de Geribá, que oferece ventos fortes e ondas grandes. Seja qual for o seu caso, é só trazer aproveitar os ventos que sopram a favor!


Baía de Guanabara - Rio de Janeiro

Com mais de 350 km² de extensão, a Baía de Guanabara é uma das maiores do litoral brasileiro. Suas condições favoráveis de vento e mar a colocaram como palco das competições de vela para mais de 300 atletas, nos Jogos Olímpicos de 2016. Com profundidade de varia de 3 a 17 metros, o local também é um dos pontos preferidos de quem ama praticar o esporte na capital carioca.


Praias do Ceará

Os meses entre agosto e dezembro marcam a época de ventos favoráveis para esportes à vela no estado do Ceará. Com velocidade média de 16 km/h, os ventos fortes e constantes da região transformam as praias da capital Fortaleza em um dos destinos preferidos para a prática de kitesurfe e windsurfe.

A região da Costa do Poente também consolidou-se como um verdadeiro paraíso para os praticantes da modalidade e de turistas que procuram o esporte, com diversas opções de praias para quem ama velejar. Cumbuco, Pecém, Taíba, Paracuru, Icaraí de Amontada e Jericoacara são alguns dos locais onde a presença da prática é significativa, além de contar com excelente infraestrutura hoteleira e de pousadas.


Praias da Bahia

Na capital baiana, Salvador, a Praia de Piatã é um dos redutos preferidos dos visitantes que querem praticar os esportes à vela e aproveitar um dia de sol e ventos fortes. E ao norte do estado, Guarajuba oferece o encanto das praias afastadas da cidade e condições climáticas ideais para velejar.


Vitória - Espírito Santo

A cidade de Vitória abriga uma das melhores praias do mundo para a prática de esportes à vela. Com cerca de 6 km de extensão, a única praia continental de Vitória proporciona ventos fortes e mar sem formação de ondas, o que favorece os esportes à vela. A praia é palco de diversos eventos esportivos e os campeonatos de velejadores não poderiam ficar de fora.


Brasília - Distrito Federal

O Lago Paranoá, em Brasília, abriga a oportunidade de vivenciar uma experiência única: a de velejar em um dos cartões-postais da capital federal e conhecer a cidade de um ponto de vista diferente. O lago artificial oferece boas condições para a prática, que torna-se uma experiência completa com o fantástico pôr do sol que embeleza pontos turísticos como o Palácio da Alvorada, Esplanada dos Ministérios, Congresso Nacional, Ermida Dom Bosco e Ponte JK.


Velejar permite conhecer as mais belas paisagens brasileiras de um ângulo diferenciado, conferindo novo significado aos nossos destinos preferidos e possibilitando a descoberta de lugares que nunca imaginamos. Que tal experimentar as sensações que este esporte proporciona e, de quebra, turistar em alguns dos pontos mais incríveis do Brasil? Basta de planejar e viver essa aventura!




23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo