Conheça os incríveis destinos da região Sudeste



Com apenas 4 estados, a Região Sudeste não é a maior região do país. No entanto, responsável por mais da metade do PIB brasileiro, é a mais desenvolvida. Dito isso, além de sua forte economia, a região também é um paraíso para os turistas. É, por exemplo, a região do Rio de Janeiro, com o Cristo Redentor e seu famoso carnaval. A gastronomia no Sudeste, experiência imperdível, inclui pratos como a moqueca capixaba, o pão de queijo mineiro e a famosa feijoada. Além disso, é o destino ideal para quem gosta de natureza, pois abriga mais de dez parques nacionais. E os fãs de história podem seguir a linda e surpreendente Estrada Real de Diamantina-MG até Paraty-RJ. É só escolher e viajar.


Confira abaixo o que cada estado do Sudeste tem pra oferecer.


Mas antes de viajar, certifique-se quanto aos protocolos de reabertura do destino.


Minas Gerais


As cidades bucólicas de Minas Gerais e as igrejas típicas do barroco nacional (muitas delas obras do grande artista mineiro Aleijadinho) contam parte da história do Brasil.


O estado abriga um importante acervo arquitetônico e artístico do período colonial brasileiro, preservado em localidades mundialmente famosas, como Ouro Preto, Diamantina e São João Del Rei, integrantes do complexo da Estrada Real.


Percorrer a Estrada Real é viver a cultura de Minas Gerais. No percurso de 1630 km, mais de 115 municípios podem ser conhecidos a pé, de bicicleta, a cavalo ou de carro, e reúnem um patrimônio cercado de natureza, cultura e arte.


O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos principais atrativos de Minas Gerais. Com suas exuberantes cachoeiras e flora e fauna diversificadas, atrai amantes de esportes como trekking e escalada.


A capital Belo Horizonte foi a primeira cidade brasileira a nascer planejada, no final do século 19. Foi lá que o arquiteto modernista Oscar Niemeyer implementou o Museu de Arte da Pampulha, uma das suas primeiras criações. Perto de BH também está o Inhotim, um grande museu a céu aberto que tem um dos acervos de arte contemporânea mais expressivos do mundo.


Minas é um estado em que qualquer almoço é uma experiência gastronômica. Além de saborosa, a comida mineira é servida geralmente em fogões a lenha e tem como característica principal a diversidade. No Mercado Central e em restaurantes de todo o estado você pode experimentar iguarias como o feijão tropeiro (preparado com farinha e linguiça), o torresmo, o pão de queijo e o queijo canastra, que é patrimônio imaterial brasileiro.


São Paulo


São Paulo tem a maior e mais diversificada população do Brasil: dos mais de 40 milhões de habitantes, cerca de 3 milhões são imigrantes de 70 diferentes nacionalidades. O estado tem vocação para negócios, mas também é repleto de atrativos culturais, principalmente na capital.


O Museu de Arte de São Paulo (Masp), a Pinacoteca do Estado e o Memorial da América Latina são algumas das opções culturais da cidade de São Paulo, capital do estado. Sampa, como é conhecida popularmente, também oferece diversão em parques como o do Ibirapuera, feiras em diversos bairros e vida noturna de segunda a segunda.


Consagrada como a capital latino-americana da boa mesa, a cidade tem restaurantes internacionais de alto padrão e refinadas opções regionais assinadas por chefs brasileiros de renome. Também é famosa por sediar uma das maiores paradas gays do mundo em comemoração ao Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, em maio.


Quem visita o estado tem à disposição mais de 5 mil meios de hospedagem nas 645 cidades. Além de mais de cerca de 620 km de praias lindas, como as do Guarujá e de Ubatuba, São Paulo oferece turismo rural e ecológico em locais como o Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.


Em Ilhabela, conhecida como a Capital da Vela, dezenas de praias e cerca de 400 cachoeiras fazem a alegria dos mergulhadores.

Cidades com clima europeu, como Campos do Jordão e São José dos Campos, além de cavernas e cachoeiras, como as várias de São Luiz do Paraitinga, são outros atrativos do estado.


Rio de Janeiro


Muita gente que visita o Rio de Janeiro é atraída pelas praias e grandes festas de sua famosa capital. Afinal, quem nunca ouviu falar das praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca e tantas outras?


Além de seus atrativos mais famosos, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, a cidade do Rio de Janeiro permite outros inúmeros programas, como os passeios pelo Jardim Botânico e no bondinho de Santa Teresa, as visitas à Catedral Metropolitana e ao Museu de Arte Moderna e a possibilidade de voar pela cidade partindo da rampa da Pedra Bonita.

Mas há muito mais para ser visto e aproveitado no estado do Rio. O litoral é um dos mais belos do Brasil, com ilhas espalhadas por toda a costa – só na região de Angra dos Reis são 365 delas. Os parques, como o de Itatiaia e o da Serra dos Órgãos, são excelentes para a prática de esportes como caminhadas e rapel.


Palco de muitos acontecimentos importantes, o estado do Rio tem um pouco de sua história apresentada em locais como o Museu Imperial, em Petrópolis, que reúne um rico acervo de peças que remetem à monarquia.


Os casarões e igrejas de Paraty também revelam um estilo da época colonial e fazem os visitantes imaginarem como seria o Brasil de antigamente.


Na Região dos Lagos, cidades como Búzios e Arraial do Cabo têm praias de areias branquinhas e águas transparentes, além de infraestrutura adequada para receber milhares de visitantes durante todo o ano.


Espírito Santo


O turismo no Espírito Santo está organizado em rotas turísticas. São caminhos que levam o visitante a desfrutar de praias lindas, como Guarapari e Aracruz, subir montanhas com clima ameno e trilhas inesquecíveis, em municípios como Domingos Martins, e comer o prato mais famoso do estado: a moqueca capixaba.


Conhecida internacionalmente, a moqueca é um cozido de peixe e outros frutos do mar com vários temperos e é um prato tradicional da culinária brasileira. Por ter origem no Espírito Santo, é chamada de capixaba, e difere da moqueca baiana (da Bahia) por não ter azeite de dendê e nem leite de coco.


A baía de Vitória abriga 34 ilhas e forma uma bela paisagem em torno da capital do estado. A cidade conta com um dos mais importantes portos do país: o de Vitória. Ele e vários outros formam o maior complexo portuário da América do Sul. A principal praia da cidade é a de Camburi, ideal para a prática de esportes náuticos.

3,616 visualizações

Posts recentes

Ver tudo